Por Maria Rita Garcia Done, professora de Língua Portuguesa da Escola Stagium, em parceria com a Coordenadora Pedagógica Maristela Paiva.
O reforço escolar é uma prática que exerce grande influência sobre a promoção do processo de ensino e a aprendizagem de qualidade.
A aprendizagem nunca é a mesma para todos. Cada aluno possui suas individualidades e dificuldades. Um determinado tempo para aprender um conteúdo específico, e esse tempo deve ser respeitado. No caso dos adolescentes, quando ficam sob pressão para aprender, muitas vezes decoram a matéria temporariamente.
As aulas de reforço são maneiras de auxiliar os alunos a compreender os conteúdos que foram discutidos e apresentados em sala de aula. Elas auxiliam, também, na fixação e na aplicação prática do conteúdo estudado.
Durante o reforço escolar, o conteúdo pode, e deve, ser apresentado de diversas maneiras até ser compreendido.
O professor responsável pelas aulas do reforço escolar pode trabalhar com estratégias diferenciadas, que sejam capazes de atender a alunos com diferentes necessidades, ritmos de aprendizagem. Levando em consideração que eles já passaram por um processo de ensino que não foi suficientemente efetivo para que eles desenvolvessem todas as habilidades esperadas, então, torna-se ainda mais urgente, a reorganização das metodologias, para que essas aulas possam ser atraentes e significativas para melhorar a aprendizagem.
A atividade colaborativa pode ser um caminho para ajudar os alunos com os conteúdos. Com atividades de interação com os colegas, eles podem tirar dúvidas e aprender de forma coletiva. Um aluno que tem maior domínio em alguma disciplina pode oferecer ajuda para quem está com dificuldade.
Na hora de organizar as atividades do reforço, ferramentas de trabalho como o Google for Education ajudam a organizar conteúdos para os alunos compartilharem suas dúvidas e suas descobertas. Atividades que envolvem esportes, competição também favorecem tal aprendizagem e dedicação. Vale usar a criatividade e sair da rotina, tornando as aulas atraentes e prazerosas. Se as aulas forem "legais", dinâmicas e produtivas, com certeza os alunos estarão dispostos e interessados a participar.
Eu, como professora de Língua Portuguesa da Escola Stagium, proponho diversas atividades para reforço escolar. Temos uma aula na grade curricular, denominada AULA DE RETOMADA DE CONTEÚDO, A.R.C., nessas aulas todos os alunos são convidados a participar de gincanas, dinâmicas, brincadeiras, ferramentas mais que presentes em minhas aulas. Percebo que nas atividades que jogamos, competimos, por exemplo na CHAMADA QUIZ, a interação e principalmente o interesse é muito maior. Os alunos se envolvem e é fascinante ver, presenciar como eles pensam, como explicam determinado conteúdo. Fico surpresa e muito emocionada, pois os alunos realmente sabem o que estão fazendo, pensando. Alí, percebo que os trabalhos em sala de aula, reforço, retomada foram satisfatórios. E os alunos apreendem, ou melhor, assimilam os conteúdos.
Aprimoramento escolar
GRUPOS DE ESTUDOS
A Stagium nas suas atribuições para ampliar e socializar o conhecimento, realiza regularmente, no contraturno, formação de grupos de estudos com alunos da mesma turma ou de diferentes séries, que queiram aprofundar os conhecimentos ou compartilhar projetos com outros grupos.
Os grupos de estudos fazem muita diferença na maneira como o aluno organiza os conteúdos aprendidos em sala de aula. Quando os alunos se reúnem para fazer exercícios, trabalhos e revisar matérias importantes, essas tarefas ficam muito mais simples, principalmente pela troca de conhecimento e na interação entre os participantes.
AULAS DE APOIO
Visando contribuir com o aproveitamento escolar do aluno, a Stagium oferece ao longo do ano, Aulas de Apoio nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática a fim de rever os conteúdos mais significativos da série anterior, bem como os de maior relevância na série atual, oportunizando assim auxílio no processo de aprendizagem. As aulas de apoio são oferecidas somente aos alunos convocados pela Equipe Pedagógica. Nessas aulas, algumas online, os alunos trocam experiências, tiram dúvidas diretamente com o professor. Essa proximidade é cada vez mais possível, pois os alunos e professores vão criando laços maiores de interação e cumplicidade. Ambos, estão ali juntos para o mesmo objetivo, aprimoramento, assimilação dos conteúdos.
PLANTÃO DE DÚVIDAS
São atividades de suporte, aos alunos do Ensino Médio, no esclarecimento de dúvidas, na intensificação das aprendizagens essenciais, na orientação e resolução dos exercícios das tarefas diárias, na retomada da teoria e no treinamento dos Simulados, Olimpíadas, Enem e Vestibulares, entre outras formações.
O comparecimento contínuo do estudante é extremamente aconselhável. Com hábitos de estudos, o estudante torna-se cada vez mais confiante e autônomo.
O Plantão de Dúvidas é uma ferramenta importante para que os alunos possam melhorar seu desempenho, seus estudos e sua organização. É um excelente caminho para bons resultados.
Em quais momentos os pais devem buscar um acompanhamento
A aula de reforço é uma excelente opção para melhorar os resultados dos seus filhos na escola, principalmente quando os pais precisam lidar com uma rotina atribulada. Ressaltando é claro, a importante participação dos pais na vida escolar dos filhos. Pois, esse cuidado é um dos pilares na formação dos indivíduos para a sociedade. É na rotina familiar que os alunos entendem o valor do que vivenciam na escola e são estimulados a obterem bons resultados.
Contudo, às vezes, o melhor é buscar uma ajuda profissional para auxiliá-los no processo de aprendizado. Conversar com a escola/professor, para juntos investir na qualificação de um bom cidadão no futuro.
Quando a escola pode indicar as aulas de apoio
Antes de mais nada é preciso a compreensão de que o apoio escolar, deve ser visto como uma ponte para ajudar em uma importante travessia e colabora para mudar a história de conquistas de crianças e adolescentes, portanto, pode ser indicado de acordo com as necessidades de estímulos e ritmos de aprender.
Alguns educandos podem ser encaminhados para o apoio, não porque apresentam dificuldades de aprendizagem, mas com a proposta de vivenciarem experiências de reforço e incentivo para reforçar estímulos positivos. O atendimento individualizado é uma experiência que dá condições de trabalhar a autoestima e segurança frente aos desafios. As atividades e propostas são feitas com apoio, mas acima de tudo com o foco de mudança da atitude mental, "eu não sei", para “eu consigo sim”.
Há os casos em que é preciso vivenciar com mais frequência conteúdos novos ou até aprendê-los. É comum quando crianças e adolescentes são novos na escola ou, mesmo depois de um período de adaptação, mostram que ainda precisam de estímulos para compreensão de processos. Para este grupo, é preciso abrir um espaço para estimulá-los a solucionar suas dúvidas e praticar mais alguns pontos que não foram possíveis superar.
A indicação para as aulas de reforço também pode ocorrer quando um baixo rendimento é demonstrado, há esforço e prontidão por parte do aluno, no entanto as expectativas de aprendizagem não são alcançadas. Em outros casos, a falta de compreensão, foco e atenção causam defasagens e é preciso cuidar para que não se acumulem. Estas aulas tornam-se, algumas vezes, um dos recursos que são adicionados ao acompanhamento de especialistas, que investigam se há causas relacionadas a dificuldades de aprendizagem.
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